Salvador – BA

Maior projeto de iluminação arquitetônica/decorativa pública do Brasil em execução.

 

Iluminar a primeira capital do Brasil. Foi para este desafio que a Pulse LED disse sim. Fornecendo até agora mais de dois mil refletores e expertise em luminotécnica, a empresa está atuando em parceria com a Prefeitura da cidade e os resultados já podem ser vistos e apreciados por soteropolitanos e turistas.

CENÁRIO 

A partir da constatação de que as cidades consomem mais de dois terços da energia gerada no planeta e são responsáveis por mais de 70% da emissão global de dióxido de carbono, as administrações públicas têm colocado foco na implementação de mecanismos e práticas de gestão sustentáveis que tenham como resultado a redução do consumo de energia elétrica e consequentemente da emissão de carbono em uma escala significativa.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Salvador se comprometeu com programas de eficiência energética e transformação do mercado, e em março de 2019 promoveu um pregão eletrônico para a aquisição de luminárias e projetores de LED que consomem 80% menos de energia elétrica. O ousado projeto é o maior, em iluminação arquitetônica/decorativa pública no Brasil, em curso. E foi esse magnânimo projeto que a Pulse LED tomou parte.

SOLUÇÃO

Para um projeto dessa relevância, a Pulse LED elegeu utilizar os produtos da linha de projetores SAGA, que atendem as especificações técnicas do edital oferecendo melhor custo de aquisição. O escopo prevê a utilização de seis mil projetores de LED que estão sendo instalados em quatro grandes grupos de modernizações: túneis, quadras esportivas, monumentos e a orla marítima. 

A Difícil Tarefa de Iluminar Túneis 

Dentro da missão de iluminar vários pontos de uma cidade, o maior desafio está nos túneis. Isso porque o projeto de iluminação tem como objetivo principal eliminar o ofuscamento no olho humano provocado por diferentes níveis de claridade ao transitar em um túnel.

O primeiro túnel da cidade que recebeu modernizações foi o Túnel da Avenida Luís Eduardo Magalhães nos dois sentidos. De maneira eficiente, o projeto aplicado viabilizou a entrada, tráfego e saída – de forma a facilitar o fluxo, mantendo a velocidade de tráfego constante.

Um Cinturão de Luz em Salvador 

Grande parte do investimento concentra-se na orla marítima. Ao longo de sua extensão, todos refletores convencionais já foram substituídos, ganhando não só um melhor aspecto estético, mas proporcionando mais segurança noturna às pessoas de maneira econômica e sustentável. A nova iluminação inclui a faixa de areia no trecho de aproximadamente 50 km desde a praia de tubarão até o farol de Itapuã criando o efeito de um “Cinturão De Luz”.

Com esses objetivos a Pulse LED elaborou os projetos luminotécnicos, que englobam cálculos referentes a quantidade de luz necessária para cada cenário, respeitando também as normas da Comissão Internacional de Iluminação (CIE).

A era da Indústria 4.0

Nos primórdios a indústria tinha como principal objetivo a produção em massa. Eficiência era sinônimo de produzir mais e de maneira uniforme. Qualquer produção com níveis de customização era impensada. Mas hoje em dia, não é mais assim. De acordo com o diretor comercial da Pulse LED, Miguel Vallecilla, o principal aprendizado que a equipe responsável por esse projeto pôde ter, foi a comprovação de que produzir de maneira personalizada é possível.

“O projeto da cidade de Salvador exigiu um edital com características e funcionalidades inéditas para refletores. Tivemos que reagir de forma rápida a uma necessidade do mercado. Mas graças à nossa expertise na customização em massa e em colaboração com nossos fornecedores, conseguimos elaborar simulações computacionais do produto e sua aplicação. É a prova de que estamos vivendo intensamente a nova era da indústria, a 4.0, isto é fascinante”, complementa o diretor.