Guia da luminária LED

 

Você já parou para pensar o quanto a luz muda um ambiente? Então prepare-se: aqui está tudo o que você precisa saber para escolher a iluminação ideal.

Se você é daquelas pessoas que está sempre atenta às novidades para deixar a sua casa ou negócio ainda mais atrativos, as lâmpadas LED são sua melhor opção de iluminação. Mas aí bate aquela dúvida: quais são as peças mais vendidas e como escolher a lâmpada LED ou luminária ideal para a minha necessidade?

Preparamos um guia definitivo da Luminária LED para que você acerte em cheio na escolha. Acompanhe!

Por que usar LED?

Você sabia que as luminárias de LED são até 5 vezes mais econômicas? Elas possuem 12 anos de vida útil, baseado no uso de 10 horas por dia. A luminária LED é desenvolvida para o melhor aproveitamento do fluxo luminoso, ou seja, não tem perdas, pois o fluxo é totalmente projetado para o ambiente.

Já uma lâmpada tradicional, que emite luz para todos os lados, tem parte do fluxo luminoso perdido por ser projetado para a área interna da luminária e não para o ambiente. Além de ser totalmente sustentável, o LED traz diversas outras vantagens, como:

  • Livre de metais pesados;
  • Não contém mercúrio: perigoso a saúde e ao meio ambiente e diminuem a emissão de carbono;
  • Não emite raios UV;
  • Não atrai insetos;
  • Não gera calor no facho de luz;
  • Não desbota os objetos, como embalagens e roupas;
  • Preserva os alimentos.

Tipos de luminárias de LED

Luminária de parede com fixação lateral: São as luminárias de LED indicadas para ambientes em que a instalação elétrica é feita na posição lateral, como em postes e paredes laterais da construção. Geralmente os ambientes são galpões, pátios, estacionamentos descobertos, ginásios esportivos ou fachadas, entre outros.

Luminária de embutir: A luminária LED de embutir é indicada especialmente para instalação em forros, ficando mais harmônica com o ambiente e de aparência mais discreta. Utilizada principalmente em instalações comerciais e residenciais.

Luminária para área externa: A luminária externa é resistente às mudanças de tempo e indicada para áreas descobertas em geral, como:

  • Posto de combustível;
  • Estacionamento;
  • Vias públicas;
  • Campo de futebol;
  • Quadras, entre outros.

A instalação de luminárias LED externas é realizada a partir de 3 metros de altura podendo chegar a 35 metros no caso dos super postes ou pátios logísticos, por exemplo.

Luminária de teto para áreas internas:

São as luminárias LED utilizadas para instalação no teto para diversos tipos de ambientes. As luminárias de teto se dividem em três outros grupos de acordo com a altura da instalação, sendo elas:

High Bay: A luminária High Bay é indicada para ambientes industriais, aplicação em centros de distribuição e armazenagem, áreas logísticas, galpões, ginásios esportivos, quadras e campos cobertos. A instalação da luminária LED High Bay é recomendada em altura entre 8 e 12m.

Mid Bay: São luminárias de LED indicadas para ambientes comerciais e industriais de média altura como supermercados, postos de combustível, condomínios, escolas, hotéis, garagens e estacionamentos. A instalação de luminárias LED do tipo Mid Bay é recomendada entre 4 e 8m de altura.

Low bay: São luminárias indicadas para ambientes comerciais em menores alturas como lojas, escritórios, restaurantes e lojas de conveniência. A instalação de luminárias LED do tipo Low Bay é recomendada entre 3 e 4m de altura.

Dependendo do tamanho do ambiente,é necessário instalar muitas luminárias, o que induz a escolha de soluções mais simples e baratas.

Porém, é preciso também levar em conta a durabilidade e vida útil da luminária, evitando assim prejuízos com manutenção e troca prematura. Por exemplo, ao escolher a sua iluminação LED, procure saber a sua vida útil em horas. Na maior parte das vezes, essa informação se encontra na embalagem.

Então, o que achou sobre as informações? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco.